Faculdade Semipresencial

Os cursos EaD tem modalidades à distância e semipresencial. Os cursos à distância tem uma porcentagem de 20% de aulas presenciais, com encontros semestrais ou trimestrais dependendo do curso. Enquanto na modalidade semipresencial a porcentagem varia muito dependendo do tipo de curso e da faculdade escolhidos.

Podemos dizer que existem dois tipos de cursos semipresenciais:

  • Os de origem presencial: Quando um curso presencial que não tem necessidade de aulas práticas e começa a transferir parte da sua carga horária para ser feita no módulo online.
  • Os de origem à distância: Muitas vezes os cursos semipresenciais se dão devido a necessidade de certos cursos à distância de que hajam mais aulas práticas ao longo do semestre, como no caso de cursos na área da saúde.
PUBLICIDADE

Quando se trata de um curso semipresencial que se originou de um curso presencial, há carga horária máxima de 20% para atividades a distância. Dentro desse limite, cada instituição definirá quantos encontros presenciais ocorrerão durante o semestre. Esses encontros ocorrem na própria instituição e não em polos de apoio. É importante manter em mente que nem todas as disciplinas de graduação são ofertadas no módulo semipresencial.

Já quando estamos falando de um curso presencial que teve origem num curso EaD, a carga horária de aulas presenciais é muito menor. Tudo vai depender do curso e da faculdade escolhida. Nesse caso, os encontros presenciais se dão geralmente uma vez por semana nos polos de apoio da instituição. Nesses cursos as matérias são todas a distância na mesma metologia que um curso EaD, porém os encontros presenciais são mais frequentes.

Esse tipo de curso é uma ótima opção para quem busca uma graduação com interação direta com o professor e com uma maior imersão, mas ao mesmo tempo precisa de flexibilidade nos horários de estudo.

Diferenças entre curso Semipresencial e EaD:

  • A carga horária de matérias online: Os cursos semipresenciais de origem presencial oferecem no máximo um percentual de 20% de suas atividades online. Enquanto os cursos de origem à distância não possuem um limite para esse número.
  • Nos cursos à distância quase todo o conteúdo é entregue ao aluno por meio do portal virtual da instituição. Existem menos encontros presenciais. Na modalidade semipresencial as aulas podem ser transmitidas ao vivo. Além disso, o material didático está sempre disponível no portal virtual.

Semelhanças entre curso Semipresencial e EaD:

  • Ambas as modalidades utilizam a tecnologia para auxiliar na sua metodologia de ensino. Os alunos por mais que não estejam sempre presentes na instituição. Podendo sempre estar em contato com os professores, monitores e colegas.
  • Os materiais didáticos estão sempre disponíveis no portal virtual do curso, além das videoaulas e exercícios.
  • Ambos os cursos permitem que o estudante tenha uma maior liberdade. É possível que o estudante faça seu próprio horário quando se trata da carga horária online. Para isso, é necessário que o aluno tenha disciplina para organizar o seu tempo e realizar todas as tarefas necessárias.

 

PUBLICIDADE

Engenharia de Software – Entenda tudo sobre o curso

Bolsas de estudo de até 100% de desconto com o ProUni