Buscando seu cartão...

O Microempreendedor Individual ou MEI é o trabalhador que se formaliza e passa a ter um CNPJ. Quando você faz um MEI, torna-se uma pessoa jurídica (PJ). As vantagens de ser um microempreendedor individual são várias, sendo que algumas delas são: ter um CNPJ, poder vender para o governo, baixo custo mensal de tributos, além de emitir nota fiscal.

Também existem outras facilidades para quem é MEI, como comprar um carro (você consegue um bom desconto sob o valor) e solicitar empréstimos. Antes que você pense que criar um MEI é um processo muito burocrático, já te adiantamos que não. Ele pode ser feito de forma online e não precisa pagar nada!

O Aprenda Tudo vai te guiar neste processo, te dando todas as instruções para você se tornar MEI hoje mesmo. 

Quais são os documentos necessários para criar o MEI?

Antes de tudo é preciso saber quais os documentos você vai precisar na hora de criar o seu MEI. São eles:

  1. CPF;
  2. Título de eleitor,
  3. CEP residencial e do local onde a atividade será exercida (é preciso verificar junto à prefeitura local se o negócio pode ser exercido no endereço escolhido);
  4. Número das duas últimas declarações do Imposto de Renda;
  5. Número de celular ativo.

Passo a passo para criar o MEI no site do Governo

Agora que você já sabe quais documentos precisa para se tornar MEI, chegou a hora de acompanhar este passo a passo simples para fazer o processo. Ressaltamos que o único site onde você faz o MEI gratuitamente e da forma correta é o do Governo

Passo 1

Acesse o Portal do Empreendedor. Depois, clique em “Quero ser MEI” e, em seguida, em “Formalize-se”.

Passo 2

Crie uma conta “gov.br” ou acesse com o seu CPF, caso você já tenha uma conta. Em seguida, siga as instruções que aparecem na tela. Nessa etapa, serão solicitados os seus dados pessoais, tais como número de RG e CPF, número da declaração do Imposto de Renda, endereço residencial e telefone de contato.

Passo 3

Defina as atividades que serão exercidas, o nome fantasia da sua empresa e informe o local de onde irá trabalhar, por exemplo, de casa, via internet, em um endereço comercial, etc.

Passo 4

Confira todos os dados informados. Em seguida, preencha as declarações solicitadas e finalize a sua inscrição. O site vai emitir um documento com todas as informações necessárias, você pode imprimir ou salvar no seu computador/celular.

Quais as obrigações que todo MEI precisa ter?

É importante saber que como microempreendedor individual você terá algumas obrigações. Confira!

  • Pagamento da Contribuição Mensal (DAS): Todos os meses, os microempreendedores devem pagar um valor referente a um imposto obrigatório, que consta do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

 

 

  • Emissão de nota fiscal: O MEI deve emitir a nota fiscal quando prestar algum serviço para empresas, ou pessoas jurídicas, de qualquer porte.

 

  • Relatório mensal das receitas: Todas as receitas geradas pelo MEI em suas atividades devem ser registradas em um fluxo de caixa adequado e também no Relatório Mensal das Receitas.

 

Viu só como é fácil e rápido criar um MEI no site do Governo? Agora você pode ser um pequeno empresário, formalizado e com direito a vários benefícios. Além disso, poderá profissionalizar o seu trabalho. 

Compartilhe esse texto com alguém que deseja ser um MEI.