Payback: aprenda a calcular

Saiba como calcular o payback e saiba em quanto tempo o valor investido voltará para você.

Anúncios

 

O payback é um indicador financeiro que serve para calcular em quanto tempo o capital investido poderá ser recuperado. Então, se você entrou em uma sociedade ou investiu o seu dinheiro em um projeto é importante saber em quanto tempo vai conseguir ter de volta o valor aplicado.

Anúncios

Neste texto que preparamos você vai entender com mais detalhes o que é o payback, a sua importância e como fazer o cálculo.

O que é payback e qual a sua importância?

O payback é uma ferramenta de projeção do lucro líquido (subtração de impostos e custos variáveis e fixos da receita de uma empresa) de um projeto ao longo dos anos. Ela é usada para calcular quanto tempo vai levar para que esse empreendimento “se pague”, ou seja, para que os lucros acumulados mês a mês se igualem ao investimento inicial.

Anúncios

Mas por que a projeção do lucro líquido é importante?

Quando falamos em “custos”, estamos falando de fatores como aluguel, salários e impostos, por exemplo, que são fixos, assim como das variáveis, como a energia elétrica, matéria-prima e embalagens, entre outros. É por isso que o lucro líquido é tão importante na hora de calcular o payback.

Como calcular o payback?

Você vai ver que calcular o payback não é algo tão difícil. Acompanhe este passo a passo.

  1. Faça a projeção de fluxo de caixa ao longo do tempo
  2. Estime quanto de receita pode ser gerada e subtraia dela os custos totais necessários para manter a empresa ou o projeto funcionando. Dessa forma, é possível prever também o lucro que será gerado mês a mês.
  3. Com a estimativa de lucro, calcule em quanto tempo você irá recuperar o capital investido. É este tempo, resultado de tal estimativa, que é o valor do payback.

Aprenda como calcular o payback de um investimento

Fez um investimento e quer saber em quanto tempo terá o retorno financeiro desejado? Aprenda como calcular o payback neste caso.

  • Primeiro, crie uma projeção de retorno dessa aplicação ao longo do tempo, com base nos dados que estiverem disponíveis no momento.

 

  • Em seguida, ao descontar do valor esperado de retorno os custos totais relacionados a esse investimento, é possível estimar também em quanto tempo a aplicação se pagará.

Viu só como é fácil fazer esse cálculo? Basta seguir as dicas que o Aprenda Tudo preparou para você! Compartilhe esse texto com alguém que precise saber em quanto tempo o capital investido poderá ser recuperado.