Buscando seu cartão...

Patrimônio líquido: aprenda como calcular

Você sabe o que é patrimônio líquido? Bem, esse é um termo que se refere ao resultado da diferença entre o ativo e passivo de uma empresa. Para se chegar ao seu valor, é preciso levar em consideração uma série de fatores, tais como capital social, ativos, passivos, lucros e prejuízos acumulados, o fluxo de caixa, entre outros.

O patrimônio líquido serve para medir a riqueza de um empreendimento ou a sua própria riqueza pessoal. Entender esse termo e saber fazer seu cálculo é importante para que os donos de empresa mantenham as finanças em equilíbrio.

Muitas pessoas podem ficar em dúvida se patrimônio e patrimônio líquido significa a mesma coisa, mas não é bem assim.

Patrimônio quer dizer o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa. Já o Patrimônio Líquido são os bens e direitos menos as obrigações.

Neste texto, você vai aprender como fazer esse cálculo e também entender o que é capital social, ativo e passivo de uma empresa.

O que é o capital social, os ativos e passivos de um negócio?

Antes de saber como calcular o seu patrimônio líquido é importante entender o que o capital social, assim como o significado de ativos e passivos. Confira!

Capital Social

Capital social é o valor investido pelos sócios, seja em bens financeiros, bens materiais ou bens imateriais. É a contribuição que cada um faz para que o negócio possa ser aberto e comece a funcionar.

Ele deve ser registrado no Contrato Social da empresa, ou seja, o documento que oficializa a criação de um negócio societário e contém todos os dados da companhia, como razão social, endereço da sede e informações sobre os sócios.

Ativos

O ativo de uma empresa representa todos os bens e direitos que ela tem (ou que tem direito a receber). Alguns exemplos de ativos são: móveis, imóveis, veículos, maquinário, estoque, marcas e patentes, entre outros.

Passivos

O passivo representa todas as obrigações da empresa perante terceiros. Alguns exemplos são: salário dos funcionários, impostos, pagamento a fornecedores, empréstimos, entre outros.

Como calcular o meu patrimônio líquido?

Agora que você já entendeu a diferença entre ativo, passivo e capital social, chegou a hora de saber como calcular o seu patrimônio líquido. Veja como é simples!

Para calcular o patrimônio líquido, você só precisa usar a fórmula:

Patrimônio líquido = ativos – passivos

Essas informações podem ser encontradas no balanço patrimonial de uma companhia. Geralmente, esse relatório é formado por duas colunas. 

De um lado, fica a descrição dos ativos da empresa e, no outro, os passivos. Na parte de baixo das colunas é possível encontrar o valor do patrimônio.

Este artigo te ajudou? Compartilhe com alguém que esteja precisando entender sobre o assunto!