Economizar em viagens nacionais é um assunto que interessa a muita gente, já que estamos passando por um período em que as passagens aéreas estão com preços elevados.
Mesmo com a alta nos preços, é possível tirar uns dias de folga e relaxar um pouco conhecendo lugares novos e culturas diferentes pelo Brasil. O segredo é colocar em prática algumas dicas que vamos dar nesse texto. Afinal, você trabalha muito e merece ter momentos de lazer com a sua família e amigos.
7 dicas para economizar em viagens pelo país
Seja de avião, ônibus ou de carro, o melhor mesmo é ter um bom planejamento antes de viajar. Isso porque, todos os custos devem ser colocados no papel para você ter uma noção do quanto precisa juntar, a média de quanto vai custar a viagem e quanto deve levar em dinheiro para não passar sufoco.
Veja algumas dicas que separamos para te ajudar nessa missão!
Planeje com antecedência
A primeira dica é planejar com antecedência! Sabe aquelas merecidas férias ou aquela folguinha que você tanto espera? Escolha as melhores datas no calendário e converse com as pessoas que podem querer viajar com você. Faça isso com antecedência para que você consiga economizar com as passagens e hospedagem.
Dinheiro na mão é vendaval
Por isso, junte dinheiro! Sabe aquela conta bancária que você movimenta pouco? Que tal utilizá-la para todo mês colocar um dinheiro lá dentro? Também é preciso controlar o uso do cartão de crédito para que sobre mais dinheiro no final do mês e você possa guardar para a viagem.
Pesquise os preços das passagens e hospedagem
Um ponto importante no planejamento é: depois de definir as datas e o local de destino, pesquise muito os preços das passagens, seja de ônibus ou avião, e das hospedagens. Entre em sites de viagem, das empresas de avião e ônibus, nos sites de hotéis, pousadas e imóveis de aluguel por temporada (Booking, Airbnb) e não esqueça das redes sociais! Se preferir, vá anotando os preços em um caderninho para comparar.
Analise a forma da viagem
Uma opção que pode ser vantajosa é comprar um pacote de viagens. Isso porque algumas empresas dividem o valor em várias vezes. Porém, você também pode optar por viajar de carro e dividir o valor da gasolina com o grupo que irá com você. Isso vai depender da distância da sua origem até o seu destino. Se não for muito longe, pode ser uma ótima opção.
Estude seu destino
Se você estiver indo para um lugar pela primeira vez, estude o destino. Analise as melhores opções de pontos turísticos, bares e restaurantes. Assim, você pode saber os lugares que possuem um cardápio mais em conta, os lugares que têm promoções e os pontos turísticos que são gratuitos.
Utilize o transporte público e caminhe
Utilizar o transporte público (ônibus, metrô) é uma ótima forma de conhecer a cidade gastando menos. Caso a distância entre um ponto turístico e outro não seja tão grande, opte por caminhar ao invés de pegar um táxi ou aplicativos de transporte individual como o Uber.
Faça compras com moderação para economizar em viagens nacionais
Escolha feirinhas e lugares onde os produtos tenham um preço mais baixo do que um shopping, por exemplo. Defina também quem você vai querer presentear e o que pode ser dado. Alguns exemplos de presentinhos são chaveiros, camisas, porta-retratos, objetos de decoração, etc.
Gostou das dicas? Agora é só colocar em prática! Compartilhe esse texto com alguém que adore viajar!