Buscando seu cartão...

Você sabe identificar um pix falso? O pix é uma nova forma de pagamento, lançada em 2020, para facilitar pagamentos e transações bancárias com mais agilidade. Porém, é preciso ficar atento se o pix que você está recebendo é realmente verdadeiro.

Um golpe comum que vem sendo aplicado é o do falso comprovante de transferência via pix, que se aproveita da falta de atenção dos usuários.

Neste texto que o Aprenda Tudo preparou, você vai saber como não cair em armadilhas como essa e como identificar um pix falso. 

5 critérios para prestar atenção e não cair no golpe do pix falso

Para você não cair no golpe do pix falso e ficar no prejuízo, confira essas dicas que separamos. 

Atenção no comprovante

A primeira dica é uma das mais importantes: preste atenção em todos os detalhes do comprovante que você está recebendo. Dessa forma, você consegue verificar se tem algo de errado.

Conferindo o extrato

A pessoa disse que fez o pix? Confira o extrato da sua conta bancária! As transferências desse tipo de transação são instantâneas, ou seja, o valor cai na sua conta na mesma hora. Então, mesmo se a pessoa mostrar o comprovante, olhe o seu extrato para ter certeza que recebeu o valor. Caso o dinheiro não tenha caído na conta, tem algo de errado.

Atenção as falhas ou indisponibilidade

Quando uma pessoa alegar que está com problemas como falhas ou indisponibilidade na hora de fazer a transação, se certifique com o banco se é isso mesmo que está acontecendo. De acordo com o Banco Central, as transferências PIX são finalizadas no mesmo momento em que é efetuada. 

Analise a data e horário no comprovante

Outro ponto de atenção são as edições que podem ser feitas nos comprovantes falsos. Sempre se atente se a data e horário batem com o momento em que a pessoa disser ter feito a transferência ou se nomes e logotipos da instituição financeira aparecem de forma correta na imagem.

Repare nos detalhes

Outras características que podem entregar o golpe são alterações de formato, tamanho da letra ou estilo de fonte. Caso ainda tenha dúvidas, acesse sua conta bancária para ter certeza de que o pagamento indicado já foi transferido e não finalize a venda antes de ter certeza que está tudo certo.

Com essas dicas, temos certeza que você não corre o risco de cair no golpe do pix falso. Toda a atenção é necessária quando se trata de transações bancárias, uma vez que golpistas tem diversos artifícios para ludibriar as pessoas. 

Compartilhe esse texto com alguém que precise destas orientações!