O RG Digital é a versão digital do registro tradicional, o principal identificador de pessoas no Brasil. Ele pode ser acessado gratuitamente e segue com a sua função social, também sendo chamado de carteira de identidade.
Um dos benefícios de ter esse documento disponibilizado na versão digital é evitar a burocracia em caso de perda da versão anterior. Isso porque, quem perde o documento físico, é necessário pagar uma taxa para conseguir uma segunda via, além de muitas vezes ter que enfrentar longas filas.
Durante a pandemia, quem não tinha aversão física de seu documento teve problemas e dificuldades para conseguir o acesso à uma nova carteira de identidade. Com isso, a versão digital está sendo implantada em diferentes Estados do país.
Neste texto, você vai aprender como acessar o aplicativo para obter o RG Digital.
Passo a passo de como acessar o aplicativo e obter o RG Digital
Veja como é simples, prático e rápido para obter o RG Digital. Siga o passo a passo que preparamos para você.
Primeiro passo
Antes de tudo, é preciso verificar se o seu Estado já tem disponível o RG Digital. Caso tenha, é preciso baixar o aplicativo no seu celular. Para conseguir cadastrar o seu RG no formato digital, é importante estar com a versão impressa em mãos. Após a instalação será necessário escanear o QR code presente na versão física para a versão online ser disponibilizada.
Segundo passo
Depois de fazer a leitura do QR code com a câmera do aparelho, será disponibilizada a etapa de reconhecimento facial dentro do aplicativo. Essa verificação é feita para aumentar o nível de segurança no acesso à documentação.
Terceiro passo
Também como medida de segurança é criada uma senha, que deve ser informada como forma de login no aplicativo. Em alguns casos essa senha também pode ser o reconhecimento digital no aparelho.
Quarto passo
Ao término dessas etapas, o RG Digital estará disponível para o uso do cidadão. É importante saber que o aplicativo depende da internet para localizar a documentação e permitir o acesso via login.
O que muda com o RG Digital?
Confira o que muda com a versão digital da carteira de identidade.
- A autenticidade poderá ser checada por QR code, inclusive ‘offline’, sendo assim, apenas o CPF será considerado;
- O RG poderá substituir o Passaporte em alguns países do Mercosul devido a implementação do MRZ (numeração impressa no passaporte);
- A população também terá acesso à carteira de identidade digital pelo Gov.br;
- Quando for emitida uma carteira de identidade em uma unidade da federação diferente daquela onde foi feita a primeira, ela passa a ser considerada segunda via;
- O cidadão poderá optar por incluir informações de saúde em seu documento no momento da emissão como o grupo sanguíneo, se é doador de órgãos e informações sobre casos particulares de saúde, que possam contribuir para salvar a vida do cidadão;
- O visual do documento também será único para todo o país.
Esse artigo te ajudou? Compartilhe com alguém que precise saber dessa informação!