Economizar na construção é um desafio enfrentado por muitas pessoas que sonham com a casa própria, mas tem o orçamento curto para isso.
O custo da construção civil no Brasil subiu 11,2% em 12 meses, segundo dados do Índice Nacional da Construção Civil divulgados em junho deste ano. Entre os fatores que impulsionaram a alta estão os custos do material e o valor da mão de obra.
Para conseguir dar o passo inicial e construir a casa própria ou fazer uma reforma no imóvel, é preciso um conjunto de estratégias que reduzem os custos e possibilitam uma maior economia durante todo o processo.
Neste texto, você vai acompanhar as dicas que preparamos para que você consiga economizar na construção do seu imóvel.
6 maneiras de economizar na construção
Para conseguir fazer uma boa obra, sem extravagâncias, mas que fique do jeito que você quer, é preciso tomar algumas atitudes. Confira!
Analise o local da construção
É importante saber onde você vai construir o imóvel. Saber como é o terreno, se está bem localizado, se há riscos durante o período chuvoso, entre outros aspectos.
Faça o orçamento da obra
O orçamento da obra é uma estimativa de quanto custará a sua construção. Dessa forma, é preciso considerar algumas despesas, tais como: materiais de construção, salário da mão de obra, serviços e aluguel de equipamentos.
Assim, para poder fazer um orçamento geral, você pode acessar o site da CUB, onde você encontra todas as informações sobre o Custo Unitário Básico de Construção da sua região.
Evite desperdício de materiais
Saiba armazenar e proteger os materiais corretamente para evitar que se estraguem e assim, prejuízos materiais. Aproveite tudo o que for utilizado e se for possível, utilize alguns materiais ecológicos.
Tente não mudar muito o projeto
Ao construir a primeira casa, é normal se deparar com indecisões em relação ao que você quer. No entanto, mudar o projeto quando a construção já foi iniciada pode resultar em gastos e outros problemas.
Por isso, faça um projeto bem detalhado e faça o acompanhamento diário das obras, seguindo sempre o que foi planejado para evitar mudanças, atrasos e, assim, gastos desnecessários.
Compre bons materiais
Sim, a intenção é economizar na construção. Porém, a compra de bons materiais é uma forma de sofrer menos prejuízos quando você adquire algo muito barato e em pouco tempo apresenta algum problema. Pensando a longo prazo, comprar materiais de qualidade vai fazer com que os itens do imóvel durem por muito mais tempo.
Siga um cronograma
Fazer um gerenciamento do tempo total da obra é fundamental para evitar o aumento de gastos com mão de obra e desperdício de materiais.
Sendo assim, ao fazer o projeto da obra, procure também estabelecer um cronograma e fazer o acompanhamento especializado do mesmo para evitar atrasos e demais frustrações que possam comprometer o nome do construtor, quando se trata de empreendimentos.
Gostou das dicas? Fazendo algumas destas ações é possível economizar na construção do seu imóvel, sem abrir mão de um projeto que deixe você satisfeito! Compartilhe esse texto com alguém que esteja pensando em fazer obras ou reformas!