Economizar gasolina: 5 atitudes para o dia a dia

Algumas atitudes são indispensáveis para economizar gasolina. Saiba quais são!

Anúncios

Economizar gasolina está entre os desafios que muitos brasileiros têm que enfrentar no dia a dia. Essa tarefa é ainda mais difícil quando uma pessoa precisa abastecer com frequência para se deslocar até o trabalho ou cumprir uma jornada de trabalho, como é o caso de motoboys, taxistas e motoristas de aplicativos. 

Ao longo dos anos, o preço do combustível foi subindo cada vez mais. Atualmente, a sua média é de R$ 5,74 nos postos. 

Anúncios

Se um consumidor quiser gastar, hoje, todo o valor de um salário mínimo em gasolina, poderá comprar 200,3 litros do combustível. Há 20 anos, se alguém tentasse a mesma coisa, a quantidade seria de 127 litros – ou seja, houve uma alta de 57% da quantidade que pode ser comprada. Isso é o que aponta um levantamento pelo InvestNews. 

Acompanhar o preço e analisar as suas variações é uma estratégia para tentar economizar gasolina a cada mês. Para isso, as pessoas podem verificar os preços mensalmente pelo site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Anúncios

Veja ao longo deste texto, outras formas de economizar gasolina e reduzir os custos no mês.

5 atitudes que ajudam a economizar gasolina

Não é fácil economizar gasolina, principalmente, quando se precisa usar o carro e moto para trabalhar por longas horas ou até mesmo se deslocar até o local de trabalho nos dias úteis da semana. 

Porém, existem algumas formas de tentar economizar um pouco. Confira!

Mantenha a manutenção do veículo em dia

Fazer a manutenção periódica do veículo evita que o motor consuma mais combustível que o necessário, além de aumentar a vida útil do componente. É importante fazer revisões periódicas e se preciso, trocar os filtros de ar, de óleo, de combustível e fazer a substituição das velas.

Evite usar o ar condicionado

O uso do ar condicionado está ligado diretamente ao consumo de combustível, já que o equipamento é operado pelo motor. Carros com menor cilindrada gastam mais com o ar ligado. Em regiões onde as temperaturas são mais altas é difícil não usar o ar. Porém, abra os vidros nos horários mais frescos do dia. 

Não acelere com o carro desengatado

Aquecer o motor antes de sair, hoje em dia, se tornou desnecessário, já que os propulsores contam com injeção eletrônica. O sistema atual dá conta de fazer o carro andar mesmo no frio. Para modelos flex, lembre-se de abastecer o tanquinho de partida a frio. Além de gastar combustível à toa, esquentar o motor num carro com injeção eletrônica pode desgastar as peças e diminuir sua vida útil.

Não acelere com o carro parado no semáforo

Quando estiver parado no semáforo, a aceleração é desnecessária e contribui para esvaziar o tanque mais rápido. Outra prática que ajuda na economia é sempre ir observando o trânsito à frente e, ao notar que o tráfego vai parar, desacelere o veículo aos poucos antes de frear. Com o carro engrenado, mas sem acelerar, a injeção eletrônica envia menos combustível ao motor.

Faça o alinhamento e o balanceamento dentro dos prazos

O alinhamento correto faz com que os pneus se desgastem menos e o balanceamento evita trepidações ao rodar. Além disso, previnem o aumento do atrito dos pneus no solo além do necessário e não deixam que o veículo perca desempenho.

Estas foram algumas dicas que podem te ajudar a economizar gasolina no dia a dia. Reforçamos a importância de acompanhar os preços e analisar as variações de um posto para outro. Abasteça em postos de confiança para evitar prejuízos.