Buscando seu cartão...

O gás de cozinha é um item básico e essencial para a preparação de refeições diárias. Contudo, vem sendo substituído por muitas famílias pelo fogo a lenha devido ao constante aumento de preço. Para ajudar as famílias de baixa renda a continuarem preparando os alimentos com o gás de cozinha, o Governo disponibilizou o auxílio gás.

Contudo, quem utiliza este item e não recebe o benefício, faz um esforço para prolongar o uso e algumas pessoas até anotam no calendário o dia da troca de botijão para acompanhar o aproveitamento. 

Não tem jeito! Para diminuir as despesas, o jeito é economizar o gás de cozinha para que ele dure mais tempo. Para te ajudar nesta tarefa, o Aprenda Tudo reuniu algumas dicas para serem colocadas em prática imediatamente. 

6 dicas para economizar o gás de cozinha para durar mais tempo

O botijão mais comum é o de 13Kg, aquele que normalmente encontramos em qualquer distribuidora de gás. Esse modelo é o ideal para uma família de pequeno e médio consumo, dependendo da quantidade de uso, pode durar até mais de 2 meses. 

Para estender ao máximo o tempo de uso do botijão de gás, siga algumas dicas que separamos. Confira!

Evite abrir o forno

Abrir o forno diversas vezes o faz perder calor. Com isso, gasta mais gás para voltar a temperatura ideal. Por isso, marque o tempo de preparo da receita para evitar abrir o forno desnecessariamente.

Faça a manutenção das bocas do fogão

Quando as chamas do fogo estão meio amarelas ou laranjas, é sinal de que as bocas estão sujas ou com mau funcionamento. Isso faz com que o fogo perca sua potência e acabe gastando mais gás para cozinhar o alimento. 

Já a chama na cor azul significa a queima total do gás em combustão com o oxigênio, ou seja, uma chama mais intensa e mais quente. Limpar com água e sabão deve ser suficiente. Para desentupir os orifícios, pode ser utilizada uma agulha. 

Utilize a panela de pressão 

A panela de pressão cozinha os alimentos mais rápido. Por isso, é uma ótima opção quando se deseja economizar gás de cozinha. No caso de cozimento de grãos, o indicado é deixá-los de molho por, pelo menos, 12 horas. Assim, eles vão ficar macios, facilitando o cozimento.

Faça cozimento a vapor para economizar o gás de cozinha

Que tal aproveitar o cozimento de um alimento que está na panela para colocar uma escorredeira metálica em cima e já cozinhar outros alimentos no vapor, como os legumes? Assim, você gasta a mesma quantidade de gás para cozinhar uma quantidade maior de alimentos.

Utilize a tampa certa das panelas

Panelas tampadas aproveitam mais a chama, cozinhando mais rápido, já que o calor não se dissipa para o ar. Um detalhe importante é utilizar as tampas certas, para que o encaixe seja perfeito. 

Corte os alimentos em pedaços menores

Como você pôde perceber, o tempo de uso é determinante para a economia de gás. Por isso, saiba que, quanto menor o corte do alimento, menos tempo ele levará para ser cozido.

Gostou das dicas? Compartilhe com alguém que esteja precisando economizar o gás de cozinha para diminuir as despesas!