Buscando seu cartão...

O Cadastro Positivo é como um banco de dados, onde está inserido o histórico de comportamento de crédito. Nele, estão reunidas todas as informações a respeito de como cada consumidor paga suas contas.

Mas qual a importância desse cadastro?

Por meio dele, o Governo e instituições financeiras podem conhecer seu histórico como pagador de dívidas. No Cadastro Positivo, os bancos também têm acesso a dados de atrasos de pagamento, inadimplência e outras questões relacionadas aos seus compromissos financeiros. 

A grande vantagem de ativar o cadastro positivo é que o consumidor pode receber ofertas com taxas de juros reduzidas e facilidades no momento de solicitar o crédito às instituições.

Neste texto, você vai entender como funciona o cadastro positivo e como fazer a ativação.

Como funciona o Cadastro Positivo?

O principal objetivo do Cadastro Positivo é facilitar o acesso ao crédito e permitir que melhores condições sejam oferecidas. Assim, consumidores e empresas que estão com seus compromissos em dia são beneficiadas.

No Cadastro Positivo as instituições financeiras irão ter acesso a algumas informações, tais como:

  • Operações de crédito (financiamentos, empréstimos, crediários e outros);
  • Contas de serviços (água, luz e telefone).

Você pode até pensar que isso talvez não seja vantajoso, uma vez que as empresas irão saber quando alguma parcela sua estiver em atraso. Entretanto, as instituições também vão poder ter acesso ao seu histórico  e ver que suas dívidas anteriores foram cumpridas. Dessa maneira, as informações podem ser usadas ao seu favor  quando este precisar de um novo crédito.

5 vantagens do Cadastro Positivo

Algumas outras vantagens do cadastro são:

  1. O Cadastro é acessível tanto para Pessoas Físicas quanto Jurídicas;
  2. Quando o consumidor acessa seu histórico financeiro, pode mensurar seus gastos em determinado período de tempo;
  3. O consumidor pode solicitar a correção de informações que comprometam seu score de crédito;
  4. Para melhorar seu histórico de bom pagador, o primeiro passo é se inserir no Cadastro;
  5. O perfil financeiro do consumidor é avaliado de maneira mais justa. Essa é uma vantagem especialmente para profissionais autônomos ou que têm dificuldade de comprovar sua renda.

Como ativar o Cadastro Positivo?

A inclusão dos consumidores no cadastro positivo é feita de maneira automática, segundo determinação da Lei Complementar 166, de 2019. Com isso, Pessoas Físicas e Jurídicas não precisam oferecer autorização prévia para terem seus dados incluídos no sistema.

Contudo, os birôs de crédito, que são os responsáveis por esse banco de dados, devem notificar o consumidor quando seu cadastro for aberto. O prazo para essa notificação é de até 30 dias.

Caso o consumidor não queira que seus dados estejam no cadastro, ele pode solicitar o cancelamento a qualquer momento. Além disso, manter o cadastro é um serviço gratuito para qualquer consumidor.

Todos os birôs de crédito têm acesso às mesmas informações. Porém, cada um tem sua própria forma de analisar os dados e conceder a pontuação de crédito, ou o score, ao consumidor ou à empresa.

Por isso, os relatórios de cada birô possuem fórmulas próprias para a pontuação de crédito, além de variáveis específicas. 

Para saber se o seu Cadastro Positivo está ativo, basta entrar no site dos birôs, que podem ser SPC, Serasa, Boa Vista e Quod

Este artigo te ajudou? Compartilhe com alguém que precise saber destas informações!