A Black Friday 2022 promete aquecer o mercado, tanto nas lojas físicas como nas virtuais. Isso porque o maior evento de vendas do mundo, realizado este ano no dia 26 de novembro, vai cair na semana da Copa do Mundo! Dessa forma, os lojistas vão preparar muitas ofertas para que os consumidores aproveitem para fazer muitas compras.
Contudo, também é um momento de segurar a emoção e não sair comprando várias coisas por impulso e terminar se endividando. É preciso fazer um planejamento financeiro, saber quais são as suas necessidades e prioridades, além de pesquisar muito os preços antes e durante o evento.
Para te ajudar nessa missão, o Aprenda Tudo fez uma lista com 6 dicas para você adquirir tudo o que precisa na Black Friday e economizar.
6 dicas para aproveitar a Black Friday e economizar
Como dissemos, a Black Friday esse ano será em ritmo de Copa. Por isso, as lojas vão fazer ofertas irresistíveis para atrair o consumidor. Porém, você deve ficar atento ao que realmente é promoção e ao que é fraude. Confira algumas dicas para aproveitar a Black Friday e economizar.
Faça um planejamento financeiro
Se você sabe que precisa comprar muitas coisas na Black Friday, é preciso regular o uso do cartão desde já! Além disso, é interessante reservar dinheiro em uma conta que você não movimente muito. Assim, terá uma reserva exclusiva para as compras na semana do evento. É importante estabelecer uma meta de gastos, ou seja, definir até quanto você poderá gastar sem prejudicar a sua conta bancária.
Faça uma lista de itens para comprar
É necessário definir o que é mais urgente, que não pode deixar de ser comprado e as outras coisas secundárias. Com isso, faça uma lista de prioridades para não perder o foco e saber exatamente o que precisa pesquisar e comprar.
Compare os preços em mais de uma loja
Muita gente só deixa para fazer uma comparação de preços durante a Black. Porém, é interessante começar a fazer uma pesquisa de preços nas lojas físicas e virtuais antes do evento. Dessa forma, você vai saber se aquela loja realmente está com boas ofertas na semana da Black Friday ou não. Quando chegar o momento, faça comparações dos preços em mais de uma loja para ter certeza que está fazendo uma boa compra.
Tenha cuidado com as fraudes na Black Friday
Se você nunca comprou em uma determinada loja virtual, veja se ela é realmente de confiança. Analise se tem boas avaliações dos consumidores, se não há reclamações em sites como o Reclame Aqui, como são as formas de pagamento, entre outras informações.
Analise as ofertas que as lojas oferecem
Algumas lojas virtuais dão a oportunidade para as pessoas aproveitarem descontos exclusivos antes do evento começar. Elas criam um site somente para a Black, onde você se cadastra e fica sabendo das ofertas em primeira mão. Geralmente, os preços são ainda melhores! Além disso, fique atento aos cupons de oferta, cashback, se tem frete grátis e outras oportunidades para você economizar.
Procure sobre as políticas de trocas e devoluções
Ninguém gostaria de devolver um produto comprado na Black. Contudo, imprevistos acontecem, e pode ser que seja necessário devolvê-lo ou trocá-lo. Além de pesquisar a reputação de uma loja, pesquise sobre as políticas de troca e devolução.
Trocas e devoluções estão previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC), porém, nem todo tipo de troca é assegurada pela lei. Existem casos em que a substituição é uma cortesia da loja, portanto, fique atento a esse aspecto.
Gostou das dicas? Compartilhe esse artigo com alguém que deseja aproveitar a Black Friday e economizar!